sexta-feira, 11 de julho de 2008

O regresso das fraldas de pano

O uso de fraldas de pano no Reino Unido quadriplicou nos últimos anos devido à preocupação dos pais com o ambiente, escreve o site brasileiro Globo que cita um estudo de mercado publicado pela empresa de pesquisas Mintel.
Entre 2005 e 2007, o uso de fraldas de pano aumentou em 6 pontos percentuais e chega agora a 8 por cento dos pais com filhos que ainda usam fraldas. Segundo o estudo, 42 por cento dos pais acreditam que o uso destas fraldas é melhor para o ambiente.
De acordo com a pesquisa, as fraldas de pano ocupam um nicho do mercado que se poderá tornar popular entre o grande público. Em diferentes modelos e estilos, estas fraldas podem tornar-se populares graças a uma série de factores, entre eles, campanhas promovidas pelas autoridades locais.
Todos os anos são deitados ao lixo quase três mil milhões de fraldas descartáveis na Grã-Bretanha, 90 por cento acabam em lixeiras, onde o tempo mínimo de decomposição é de cerca de 20 anos. Mas pode mesmo chegar até aos 100 anos.
As autoridades locais estimam gastar centenas de milhares de libras, e em alguns casos até milhões, por ano com o lixo produzido pelas fraldas.
Não há vantagem?
No entanto, um relatório divulgado pela Agência Ambiental britânica concluiu que não há uma vantagem clara para o ambiente no uso de fraldas de pano, já que elas exigem energia no processo de lavagem e secagem.
De acordo com a pesquisa de mercado, as fraldas de pano são mais populares entre as mães acima dos 30 anos de idade, das classes A e B, com bom nível de educação e residentes em Londres.
O avanço da Internet é apontado como factor chave para a popularização da moda, já que as fraldas de pano são, em geral, produzidas por pequenas empresas que não têm condições de competir com os grandes produtores de fraldas descartáveis. Para contrabalançar o aspecto menos conveniente de ter que lavar as fraldas, as empresas disponibilizam uma série de serviços de lavandaria, que vão buscar as fraldas sujas a casa e devolvem-nas limpas.
O relatório, ainda assim, afirma que as fraldas de pano ainda não ameaçam as descartáveis, que detêm mais de 90 por cento do mercado, mas que a preocupação ambiental pode levar a indústria a investir mais na produção de fraldas descartáveis biodegradáveis.

Sem comentários: