terça-feira, 18 de novembro de 2008

Yoga Pré e Pós-Parto

O que é?
O Yoga para Grávidas tem por objectivo o desenvolvimento das capacidades da grávida para uma experiência da gravidez e do parto em confiança, trabalhando os aspectos dos planos físico, mental e energético através da prática de: Asanas (exercícios psicofísicos), Yoganidrá (técnicas de relaxamento dirigido), Pranayamas (exercícios respiratórios) e de meditação.

Para quem?
As aulas estão abertas às grávidas durante todo o período de gestação, assim como às mães durante o pós-parto.

Como?
Através do ensino de técnicas que promovem a paz e a harmonia à gestante e ajudem ao equilíbrio do turbilhão emocional característico deste período (ansiedade, medos). O yoga ensina, passo a passo, a relaxar, a entrar em maior contacto com a criança em formação, a conversar com o bebé e a preparar a Mãe para o parto de maneira mais tranquila e positiva.

Porquê?
Porque o yoga permite à Mãe preparar-se com prazer e serenidade para uma nova etapa que irá marcar toda a sua vida. Assim, quando pratica os exercícios laterais a grávida trabalha os pilares do amor e da sabedoria. Quando se mantém em equilíbrio, influencia o equilíbrio interno. Ao exercitar a flexibilidade das articulações, amplia a flexibilidade da sua mente. Durante o relaxamento, descobre a entrega. E, ao meditar, amplia a sua consciÊncia.

Curiosidade:
A recuperação no pós-parto está facilitada para as mulheres que fizeram o trabalho de yoga na gravidez, independentemente do tipo de parto escolhido, principalmente no que diz respeito ao retorno do corpo.

2 comentários:

ll disse...

Em Coimbra existe também um Centro de Yoga chamado Bem-Me-Quero com aulas de yoga para grávidas. Tem a vantagem de as aulas não serem isoladas mas inseridas num programa de acompanhamento à gestante que inclui aulas de yoga, aconselhamento alimentar, workshops diversos e também o programa respirare.

Até hoje foi o sitio com que mais me identifiquei quer pela flexibilidade de horários quer pela disponibilidade e empatia criada com todas as pessoas que lá trabalham e restantes mamas que frequentam... Sinto-me em familia lá.

Convido-vos a conhecerem e a integrarem também no vosso blog se assim acharem pertinente.

Beijos a todos

ll disse...

A professora que dava aulas em ambos os centros referidos neste post abriu desde 2010 o seu próprio cntro - Bem-me-Quero - www.bemmequero.pt. Vale a pena visitar. É um espaço feito por alguém que lida directamente com as mamas e a preparação tem por base o método do parto suave!